Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia - Online version e-ISSN: 1678-2674

SOBRADPEC

Histórico

ORIGEM DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA EM CIRURGIA – SOBRADPEC

O primeiro passo foi dado pelo Prof. Dr. Saul Goldenberg, então Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Técnica Operatória e Cirurgia Experimental da Escola Paulista de Medicina que decidiu editar a Revista ACTA CIRÚRGICA BRASILEIRA. Após a edição do volume número 1, com quatro fascículos teve a iniciativa de torna-la o órgão oficial de uma Sociedade Científica. Assim nasceu a SOBRADPEC

SESSÃO SOLENE DE INSTALAÇÃO DA SOBRADPEC Em 17 de setembro de 1987 às 20:30 horas no Anfiteatro “Leitão da Cunha” da Escola Paulista de Medicina. Integrantes da mesa: Prof. Dr. Nader Wafae, Diretor da Escola Paulista de Medicina-Presidente da mesa; Dr. Fernando Mauro Pires Rocha Filho, Secretário de Higiene e Saúde da Prefeitura do Município de São Paulo; Dr. Lauro Ferraz, Vereador da Câmara Municipal de São Paulo; Dr. Cleber Neves, Tenente-Coronel Médico, Diretor do Hospital Geral de São Paulo, Presidente da Regional de São Paulo da Associação Brasileira de Medicina Militar;
Prof. Dr. Wilson Modesto Pollara, Presiente Eleito do Colégio Internacional de Cirurgiões; Dr. Núncio Vicente de Chiara, Presidente da Regional de São Paulo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica; Instalada a SOBRADPEC e empossada a primeira Diretoria. O Deputado Estadual Israel Zekcer encaminhou o Requerimento n.3.344 de 1987 à Assembléia Legislativa de São Paulo: “Requeiro, nos termos regimentais, um voto de congratulações com a Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia, pela sua instalação. Requeiro, outrossim, que da decisão desta Egrégia Casa de Leis seja dada ciência ao Conselho Diretor da Entidade, através de seu Presidente Doutor Saul Goldenberg, sito à rua Botucatu, 740, CEP 04023, São Paulo-SP.

Prof. Dr. Waldemar Kogos, Mestre de cerimônias na solenidade, e o Prof. Dr. Saul Goldenberg.

Justificativa

Objetivando horizontes mais promissores, maior agregação da comunidade científica e busca de avanços e aprimoramentos na área da pesquisa em cirurgia, a classe médica brindará a instalação da Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia, dia 17 próximo vindouro, às 20,30 horas. O importante evento, para o qual tive a grata honra de ser convidado, dar-se-á no anfiteatro “Leitão da Cunha” da Escola Paulista de Medicina, nesta Capital. Para o corpo diretivo da Entidade foram escolhidas pessoas ligadas à comunidade científica, dotadas do mais alto gabarito.

Em face do exposto, acho justo que esta Egrégia Casa de Leis renda a sua homenagem à Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia, pela sua instalação e escolha de seu corpo diretivo”.

a) Israel Zekcer – Deputado Estadual.

DISCURSO DO PROF. SAUL GOLDENBERG NA SESSÃO DE INSTALAÇÃO

Senhor Diretor da EPM

Excelentíssimas autoridades que integram a mesa

Senhoras, senhores, colegas

SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA EM CIRURGIA

Qual a razão para mais uma Sociedade Científica, se tantas já existem e são efetivamente operantes. Sociedades que agrupam especialistas de cada área médica, algumas antigas e tradicionais, outras mais novas. Julgo que o mesmo espírito que motivou a organização destas Sociedades certamente norteou a organização da nossa. E como começou ?

Um grupo de Professores de Medicina e alguns jovens interessados em ensino e pesquisa decidiram reunir-se num Curso de Pós-Graduação em Técnica Operatória e Cirurgia Experimental, em níveis de mestrado e de doutorado, aqui na EPM. Isto aconteceu em março de 1982. Cumpriu-se e está se cumprindo o objetivo primeiro do Curso que é a formação de Professores e Pesquisadores qualificados e competentes, não apenas para a própria Instituição, mas sobretudo para outras Instituições Universitárias que carecem de Professores Titulados e principalmente PESQUISADORES. O exercício da PESQUISA aumentou a convivência e fez aparecer uma solidariedade de interesses. Esta solidariedade não desapareceu com a obtenção dos créditos e dos títulos. A união e fim comum, que tiveram a mesma origem, deveriam continuar. O primeiro elo de ligação foi o nascimento da revista “ACTA CIRÚRGICA BRASILEIRA”, com a firme intenção de ser um veículo eficiente da produção científica da Pós-Graduação. Durante o ano de 1996 os 4 números publicados representavam o Curso de Pós-Graduação em Técnica Operatória e Cirurgia Experimental da EPM, recebendo trabalhos de pesquisa também de outras Instituições. Recebemos os apoios do CNPq e do FIPEC, apoios decisivos que dignificaram o conteúdo científico e o padrão gráfico condizente com o nível da revista. Apenas um ano após, observou-se que a revista, além de constituir um meio de comunicação científica, trouxe em seu bojo a idéia de CONGREGAR. Conseguiu-se atingir o alvo. A conseqüência imediata foi constituir uma Sociedade, cujo espírito e interesses comuns são o de cultivar o ideal da pesquisa e o seu desenvolvimento, adaptando-se à realidade sócio-econômica e política do País.

Os Objetivos da Sociedade estão bem definidos:

1. Incrementar a união entre os que possuem o ideal do exercício da pesquisa;

2. Estimular o progresso e o aprimoramento da investigação científica;

3. Discutir e divulgar conhecimentos novos;

4. Promover o intercâmbio de informações com Instituições congêneres Nacionais e Estrangeiras;

5. Editar a revista ACTA CIRÚRGICA BRASILEIRA.

O mais freqüente é o médico dedicar-se ao seu aperfeiçoamento profissional, procurando tornar-se cada vez mais capaz e eficiente a fim de cumprir satisfatoriamente a principal função que a sociedade dele espera: a de ser um bom profissional, que saiba tratar e, se possível, curar o seu paciente. É esta a razão de ser a medicina curativa.

A pesquisa experimental permite aportar uma contribuição, por pequena que seja, para dirimir dúvidas, ainda tão numerosas. De uma maneira geral, é desse grupo de pesquisadores, clínicos e experimentais, que saem os que se dedicam também à atividade didática…um professor não repetitivo, mas especulativo, criativo e pesquisador, preparado para estimular a formação nas novas gerações de uma mentalidade voltada para o desenvolvimento científico, transmitindo não só conhecimentos mas o seu entusiasmo, a chama sagrada que sente acesa no seu interior. A SOBRADPEC reúne profissionais que tem objetivo igual, isto é, que desejam manter paralelamente o exercício profissional, o ensino e a pesquisa. O fim comum desta comunhão é agrupar os que têm esta tríplice atuação, repartindo os seus anseios e dificuldades, procurando soluções para seus problemas e ajudando-os a obter recursos necessários para o andamento dos seus trabalhos, muitos dos quais frutos de muita criatividade. Os congressos, jornadas e reuniões serão importantes. Porém, o fundamental é repartir os proveitos que possam resultar da comunhão propiciada pela Sociedade e aplica-los em benefício da comunidade em geral.

Antes de concluir existe um dever de gratidão: ao Prof. Nader Wafae-Diretor da EPM, pelo apoio e estímulo constantes e pelas facilidades fornecidas para a instalação desta sessão.

A todos, muito obrigado, pela afetuosa solidariedade.

A SOBRADPEC conta com 23 Regionais no País.

Realizou 9 Congressos Nacionais.

A Revista ACTA CIRÚRGICA BRASILEIRA, Publicação Oficial da SOBRADPEC, fundada pelo Prof. Saul Goldenberg em 1986 editada a cada três meses até dezembro de 2001, passou a ser publicada a cada dois meses a partir de 2002.
ISSN-0102-8650
Indexada no INDEX MEDICUS LATINOAMERICANO – LILACS desde 1987. 
Disponível na INTERNET: http://www.scielo.br/acb, desde 1997.

O projeto SciELO, foi criado em 1997 com uma parceria entre a Bireme, Centro Latino-americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, e a FAPESP. As redes de informação eletrônica não apenas aumentam a disponibilidade de informação científica, mas também geram repercussão internacional que estimula pesquisadores a publicarem seus trabalhos em revistas disponíveis em bibliotecas eletrônicas como o SciELO.

O desempenho da revista pode ser verificado no site: www.scielo.br/j/acb no ítem Métricas, e no vol. 16 n. 3 jul/ago/set 2001 no artigo Acta Cirúrgica Brasileira: visibilidade e acessibilidade da produção cientifica na área da cirurgia experimental, no qual pode se apreciar os 15 anos da publicação da revista.